Educação Personalizada

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

O que é Educação Personalizada?

A concepção pedagógica da Educação Personalizada foi desenvolvida e impulsionada pelo pedagogo Víctor García Hoz (1911-1998). É dele o primeiro doutorado em Pedagogia da universidade espanhola. Em sua atividade acadêmica, criou uma grande escola e um grupo significativo de seguidores. Seu pensamento e legado pedagógico segue a linha do Humanismo cristão.

A proposta pedagógica da Educação Personalizada procura entender o aluno como pessoa inserida ativamente em um contexto social:

[…] a ideia de educação individualizada foi se transformando até chegar à situação […] na qual a atenção ao indivíduo não se apresenta como oposta às exigências sociais, mas sim como um caminho para fortalecer interiormente a pessoa, e fazê-la, por isso, mais eficaz para a sociedade. Respondendo a essa maior amplitude de conceito, devemos falar hoje […] de educação personalizada

(GARCÍA HOZ, 2018, p. 39).

 

A educação é uma atividade que humaniza a pessoa, pois não só busca transmitir um patrimônio cultural, essencial para o progresso social, mas também busca despertar, em cada pessoa, suas virtudes, sua capacidade de se conhecer, de se responsabilizar por si mesmo, tornando-se livre e responsável por suas ações.

Quanto à relação professor-aluno, a proposta da Educação Personalizada vê o professor como um mediador do processo de desenvolvimento do aluno.

No quadro da educação personalizada o importante é o trabalho do aluno […] uma instituição escolar existe precisamente para isso, para que o estudante trabalhe em sua própria perfeição. Qualquer outra atividade que seja realizada dentro da escola – a do diretor, do professor, do orientador – é puramente subsidiária […]

(GARCÍA HOZ, 2018, p. 82).

 

A relação família-escola também sai fortalecida na proposta da Educação Personalizada. A partir do ponto em comum – que seria apoiar o desenvolvimento do filho/aluno – pais e professores interagem através das Preceptorias ou encontros realizados ao longo do ano letivo:

 

[…] aquilo que a maior parte dos pais procura de forma prioritária é uma ajuda na educação concreta de seu filho […] além das entrevistas pessoais […] quase todos os bons colégios organizam reuniões de pais e mães com certo caráter formativo: desde os que têm verdadeiras associações de pais integradas a eles, até os que organizam palestras sobre temas da atualidade, com ênfase na educação

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue