CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA
A concepção pedagógica da Educação Personalizada foi desenvolvida e impulsionada pelo pedagogo Víctor García Hoz (1911-1998). É dele o primeiro doutorado em Pedagogia da universidade espanhola. Em sua atividade acadêmica, criou uma grande escola e um grupo significativo de seguidores. Seu pensamento e legado pedagógico segue a linha do Humanismo cristão.
A proposta pedagógica da Educação Personalizada procura entender o aluno como pessoa inserida ativamente em um contexto social:
[…] a ideia de educação individualizada foi se transformando até chegar à situação […] na qual a atenção ao indivíduo não se apresenta como oposta às exigências sociais, mas sim como um caminho para fortalecer interiormente a pessoa, e fazê-la, por isso, mais eficaz para a sociedade. Respondendo a essa maior amplitude de conceito, devemos falar hoje […] de educação personalizada
(GARCÍA HOZ, 2018, p. 39).
A educação é uma atividade que humaniza a pessoa, pois não só busca transmitir um patrimônio cultural, essencial para o progresso social, mas também busca despertar, em cada pessoa, suas virtudes, sua capacidade de se conhecer, de se responsabilizar por si mesmo, tornando-se livre e responsável por suas ações.
Quanto à relação professor-aluno, a proposta da Educação Personalizada vê o professor como um mediador do processo de desenvolvimento do aluno.
No quadro da educação personalizada o importante é o trabalho do aluno […] uma instituição escolar existe precisamente para isso, para que o estudante trabalhe em sua própria perfeição. Qualquer outra atividade que seja realizada dentro da escola – a do diretor, do professor, do orientador – é puramente subsidiária […]
(GARCÍA HOZ, 2018, p. 82).
A relação família-escola também sai fortalecida na proposta da Educação Personalizada. A partir do ponto em comum – que seria apoiar o desenvolvimento do filho/aluno – pais e professores interagem através das Preceptorias ou encontros realizados ao longo do ano letivo:
[…] aquilo que a maior parte dos pais procura de forma prioritária é uma ajuda na educação concreta de seu filho […] além das entrevistas pessoais […] quase todos os bons colégios organizam reuniões de pais e mães com certo caráter formativo: desde os que têm verdadeiras associações de pais integradas a eles, até os que organizam palestras sobre temas da atualidade, com ênfase na educação
(MAÑÚ, 2017, p. 100).
Garanta agora mesmo a sua vaga, clique no link e compre o seu ingresso!